Carta ao deputado Raul Carrion

  • Postado em 04/06/2009   por: Admin   Categoria:

Por Paulo Brack*

Prezado Deputado Raul Carrion:

Aqui quem vos fala é um dos seus ex-eleitores.

A simples redução de juros, neste processo interminável de produção e consumo ilimitados, está fazendo nosso Planeta afundar e com ele a qualidade de vida humana e a Natureza.

O Governo Federal, sinceramente, está se lixando para a verdadeira sustentabilidade ambiental e da pequena economia solidária, e quer que consumemos mais. Entretanto, o círculo vicioso de produção e consumo, baseado no “vale-tudo” ambiental, via grandes obras do PAC, por exemplo, é mais uma bolha insustentável. A hidrelétrica de Pai Querê e outras grandes obras impactantes não têm viabilidade ambiental. Serão milhares de agricultores desalojados e milhares de hectares de florestas destruídas por uma energia suja, que emite METANO, caro Deputado.

O Relatório sobre o Impacto das barragens no Rio Uruguai, que foi levado a cabo por duas Comissões da Assembléia, sob Vossa Coordenação, não expressa as discussões de alerta que fizemos, por meio de vários documentos entregues por entidades ambientalistas, como o Ingá e NAT- Brasil. Ademais, um jornal de Vosso Gabinete diz que as hidrelétricas são “energia limpa”.

Segundo o maior especialista no tema de hidrelétricas, emissões de gases e meio ambiente do Brasil, Philip Fearnside, as HIDRELÉTRICAS  no Brasil emitem QUATRO VEZES MAIS GASES DE EFEITO ESTUFA (METANO) QUE AS TERMELÉTRICAS A CARVÃO, nos dez primeiros anos, pela simples decomposição da matéria vegetal que morre no fundo dos reservatórios das represas.

Recomendo que o Sr. Deputado convide o MOGDEMA (Movimento Gaúcho de Defesa do Meio Ambiente) para uma discussão sobre estes temas tão urgentes, onde as nossas políticas econômicas continuam eternamente divorciadas das políticas ambientais.

Atenciosamente.

* biólogo e professor da UFRGS e conselheiro pelo Ingá no CONSEMA-RS

Compartilhe:

Contribua com o InGá e o Movimento Ambientalista

Faça uma doação

ENDEREÇO

Rua Cel. Fernando Machado, 464. Centro Histórico - Porto Alegre/RS – Brasil
Caixa Postal 1057, CEP 90.001-970
(51) 3019-8402

inga@inga.org.br