VOLTAR
 
"COMEMORANDO A BIODIVERSIDADE"
 
Descubra onde está a biodiversidade no nosso dia-a-dia, na alimentação, transporte, energia e moradia. Esta atividade é promovida por iniciativas autônomas, organizações não governamentais, movimentos sociais e artísticos.

Venha comemorar a diversidade ambiental e cultural!

O Brasil detém de 15 a 20% da biodiversidade mundial, é o país mais megadiverso do mundo. Manter a biodiversidade frente ao impacto humano, responsável pela degradação de habitats, poluição, mudança climática é um grande desafio. Destruir a biodiversidade é destruir a possibilidade de existência continuada da vida em geral.

Presenciamos um crescimento econômico as custas de sangue humano e degradação ambiental. Um desenvolvimento que é socialmente e ambientalmente injusto. Felizmente, fazendo contraponto a esta realidade muitas pessoas e grupos vem desenvolvendo suas atividades. Estas pessoas fazem frente ao poderio econômico das grandes empresas e mídia de massa que continuamente manipula a audiência.

As atividades desenvolvidas pelas pessoas e grupos alternativos ficam muitas vezes dissolvidas, pouco visíveis. Para construir um espaço de diálogo e acesso a informação, vamos à praça. É na praça que a população circula. É a praça um local de encontro. Vamos ocupar um local de importância histórico-cultural da cidade, o Largo Glênio Peres, com um conjunto de atividades que promovam a sensibilização e reflexão para alguns temas sócio-ambientais atuais e reverenciar a vida.

No dia 22 de maio, Dia Internacional da Biodiversidade, bancas temáticas, com materiais didáticos, fotos e painéis estarão ocupando o Largo Glênio Peres e o Mercado Público em Porto Alegre. As atividades educativas incluem também oficinas, palestras e apresentações artísticas que visam mostrar na prática algumas alternativas de como conhecer, contribuir e conviver com a biodiversidade.

A caminhada artística com música e com bonecos gigantes, deve chamar a atenção para a crise ambiental que passamos, convidar o público para agir a favor da vida. Nos demais dias da semana seguem exposições fotográficas, apresentações de dança, teatro e música e sessões de vídeo-debate.

É nas pessoas que está a mudança para uma sociedade mais justa, que conheça e conviva com a biodiversidade.

Participe!