VOLTAR

"... a Floresta Ombrófila Mista e os Campos Naturais associados, ecossistemas predominantes
na região do rio Pelotas, estão entre os ecossistemas brasileiros mais ameaçados de extinção,
dos quais restam apenas aproximadamente 3% de sua área original ainda preservados."
MMA Parecer nº 05/2006



Pai Querê: quem vai querer?



A Usina Hidrelétrica (UHE) de Pai Querê está prevista no PAC (Programa de Aceleração de Crescimento) do Governo Federal, com grande pressão política e econônica para que aconteça. Essa é mais uma obra que está movimentando grandes volumes de dinheiro (quando se fala em dinheiro, parece que meio ambiente, sociedade e cultura ficam relegadas à meras expressões pouco conhecidas do nosso dicionário). A exemplo da obra de transposição do rio São Francisco, que até o momento está acontecendo "na marra" (palavras do próprio Presidente da República), a sociedade não tem voz diante de interesses políticos desconexos da realidade da situação ambiental global.






Lugar do maior felino das américas




Outro habitante da região é o leão-baio, ou puma, é o maior felino das américas e está em vias de extinção.


Lista das aves da região

Gavião-de-penacho: em extinção


Lista das espécies de aves anotadas ao longo da área de construção e inundação prevista no projeto da “UHE Pai Querê”.  (documento em PDF 2.811Kb)
baixe o arquivo >>




Poderá um rio ficar debaixo d'água?


Parece que sim, pois esse foi o destino de vários rios após a construção de mega hidrelétricas no Brasil. O próximo a ser afogado, juntamente com a floresta, animais silvestres e o pedaço de uma cultura singular será um trecho do rio Pelotas, divisa do RS com SC,  atingindo também seus principais afluentes. 

A Usina Hidrelétrica (UHE) de Pai Querê está prevista como obra prioritária do Governo Federal, com grande pressão política e econônica para que aconteça. Quando se fala em dinheiro, parece que meio ambiente, sociedade e cultura ficam relegadas à meras expressões desconhecidas do nosso dicionário.

A um passo de ser esquecido...


Em 1776, quando os portugueses ainda disputavam terras no extremo sul com os espanhóis, foi criado o "Registro" - um pedágio do Governo Imperial - na divisa das províncias de Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Esse foi um ponto estratégico, pois era ali que os tropeiros cruzavam o rio Pelotas levando suas tropas de mulas, gado e charque em direção a Minas Gerais.

Sendo o único caminho viável conhecido na época, a travessia do rio Pelotas não era tarefa fácil, tanto que por muito tempo o local era conhecido como Passo do Inferno. Mais tarde foi batizado de Passo da Santa Vitória, e foi por ali que até muito recentemente na nossa história de colonização ainda passavam os tropeiros. Hoje, no local, ainda restam as ruínas do Registro, servindo como testemunhas dessa história do Brasil, prestes a ser esquecido...




SOS Rio Pelotas



Participe do abaixo-assinado em prol da criação do Refúgio de Vida Silvestre "Corredor do Pelotas" e contra a construção da Usina Hidrelétrica de Paiquerê. Ajude a proteger um dos poucos remanescentes da floresta com araucárias. Campanha promovida pela Apremavi/SC.
leia mais >>

Expedição rio Pelotas




Em novembro de 2007 uma equipe do InGá percorreu alguns caminhos e matas que serão atingidos pela barragem, conversando com os moradores, fazendo entrevistas, documentando através de imagens e levantamentos de fauna e flora. 



Reserva da biosfera




A Área de Pai Querê está diagnosticada como prioritária para conservação da biodiversidade, é área núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atllântica. (documento em PDF 354Kb)
baixe o arquivo >>






Araucárias centenárias como essa são encontradas dentro da área de inundação.


VOLTAR





Intituto Gaúcho de Estudos Ambientais
inga@inga.org.br